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Asfaltos e Alcatrões

Artigo:
"Materiais betuminosos.", 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Materiais-Betuminosos/271669.html>.

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Asfaltos e Alcatrões

   Asfaltos e Alcatrões são materiais betuminosos, associações hidrocarbonetos solúveis em bissulfeto de carbono. Os asfaltos são obtidos através da destilação do petróleo sendo umas de suas frações mais pesadas com um ponto de ebulição de 600°, também pode ser extraído diretamente da natureza como era feito antigamente. Já os alcatrões são obtidos através da destilação do carvão mineral pela refinação de alcatrões brutos. Os alcatrões não são mais utilizados em pavimentação porque se descobriu que este é altamente cancerígeno e, além disso, possui baixa qualidade em relação a outros ligantes.
   Nos dias atuais o asfalto predomina no mercado da pavimentação fazendo com que o alcatrão não seja mais utilizado. Em relação à produção e distribuição de asfalto no Brasil a empresa Petrobrás de destaca tendo nove  campos  específicos para tais ações.
   Destilados de petróleo usados para pavimentação: Cimentos asfálticos de Petróleo (CAP), emulsões asfálticas (EAP), asfaltos modificados por polímeros (AMP), asfaltos modificados por borracha (AMB) e asfaltos diluídos de petróleo (ADP).
   Cimentos Asfálticos de petróleo: é à base de todos outros produtos. São semi-sólidos a temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para adquirir consistência adequada para utilização.
   Os CAPs são constituídos por 90 a 95% de hidrocarbonetos e por 5 a 10% de heteroátomos (oxigênio, enxofre, nitrogênio e metais – vanádio, níquel, ferro, magnésio e cálcio) unidos por ligações covalentes. Os cimentos asfálticos de petróleos brasileiros têm baixo teor de enxofre e de metais, e alto teor de nitrogênio, enquanto os procedentes de petróleos árabes e venezuelanos têm alto teor de enxofre.
   Emulsões Asfálticas: são dispersões de cimento asfáltico (CAP) em fase aquosa estabilizada com tensoativos. O tempo de ruptura depende, dentre outros fatores, da quantidade e do tipo do agente emulsificante e a viscosidade depende principalmente da qualidade do ligante residual. A quantidade de asfalto pode variar entre 60 a 70%.As emulsões asfálticas são utilizadas a frio, proporcionando ganhos de logística e redução de custos de estocagem, aplicação e transporte. Sua utilização é compatível com praticamente todos os tipos de agregados, obtendo ótimos resultados.
   Asfaltos modificados por polímeros: Asfaltos Modificados por Polímero do tipo elastomérico, são os cimentos asfálticos de petróleo (CAP), melhorados em suas características de desempenho, como a termo-sensibilidade reduzida, ponto de amolecimento elevado, maior resistência a tensões térmicas e mecânicas repetidas (elasticidade), resistência ao envelhecimento (oxidação) e redução da susceptibilidade ao ataque de solventes de petróleo e durabilidade. O Asfalto Modificado por Polímero AMP, é fornecido à granel (líquido) aquecido em carreta-tanque, à temperatura de 160ºC ou tambores metálicos de 200 litros (à 25ºC), sendo comercializado pela unidade de tonelada ou pela unidade: tambor.
   Asfaltos modificados por borracha: O Asfalto-borracha é um asfalto modificado por borracha moída de pneus. Além de ser uma forma nobre de dar destino aos pneus inservíveis, resolvendo um grande problema ecológico, o uso de borracha moída de pneus no asfalto melhora em muito as propriedades e o desempenho do revestimento asfáltico. É recomendado para aplicações que requeiram do ligante asfáltico um desempenho superior, alta elasticidade e resistência ao envelhecimento, tais como revestimentos drenantes, SMA (Stone Mastic Asphalt), camadas intermediárias de absorção de tensões, camadas anti-reflexão de trincas e outras.
   Asfaltos diluídos de petróleo: Os asfaltos diluídos de petróleo (ADP) são produzidos a partir do CAP e diluentes adequados. São utilizados em pavimentação por penetração e aplicados em temperaturas mais baixas que as usualmente empregadas quando se usa CAP. Serviços típicos que utilizam ADP são macadames betuminosos, os tratamentos superficiais e alguns pré-misturados a frio, além da imprimação impermeabilizante.

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