Artigo:
"Materiais betuminosos.", 06 2012. Web. 06 2012.
<http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Materiais-Betuminosos/271669.html>.
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Asfaltos e Alcatrões
Asfaltos e Alcatrões são materiais
betuminosos, associações hidrocarbonetos
solúveis em bissulfeto de carbono. Os asfaltos são obtidos através da
destilação do petróleo sendo umas de suas frações mais pesadas com um ponto de
ebulição de 600°, também pode ser extraído diretamente da natureza como era
feito antigamente. Já os alcatrões são obtidos através da destilação do carvão
mineral pela refinação de alcatrões brutos. Os alcatrões não são mais
utilizados em pavimentação porque se descobriu que este é altamente cancerígeno
e, além disso, possui baixa qualidade em relação a outros ligantes.
Nos dias atuais o asfalto
predomina no mercado da pavimentação fazendo com que o alcatrão não seja mais utilizado.
Em relação à produção e distribuição de asfalto no Brasil a empresa Petrobrás
de destaca tendo nove campos específicos para tais ações.
Destilados de petróleo usados
para pavimentação: Cimentos asfálticos de Petróleo (CAP), emulsões asfálticas
(EAP), asfaltos modificados por polímeros (AMP), asfaltos modificados por
borracha (AMB) e asfaltos diluídos de petróleo (ADP).
Cimentos Asfálticos de petróleo: é à base de todos outros produtos. São
semi-sólidos a temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para adquirir
consistência adequada para utilização.
Os CAPs são constituídos por 90 a 95% de hidrocarbonetos e por 5 a 10% de heteroátomos (oxigênio, enxofre, nitrogênio e metais – vanádio, níquel, ferro, magnésio e cálcio) unidos por ligações covalentes. Os cimentos asfálticos de petróleos brasileiros têm baixo teor de enxofre e de metais, e alto teor de nitrogênio, enquanto os procedentes de petróleos árabes e venezuelanos têm alto teor de enxofre.
Os CAPs são constituídos por 90 a 95% de hidrocarbonetos e por 5 a 10% de heteroátomos (oxigênio, enxofre, nitrogênio e metais – vanádio, níquel, ferro, magnésio e cálcio) unidos por ligações covalentes. Os cimentos asfálticos de petróleos brasileiros têm baixo teor de enxofre e de metais, e alto teor de nitrogênio, enquanto os procedentes de petróleos árabes e venezuelanos têm alto teor de enxofre.
Emulsões Asfálticas: são dispersões de cimento asfáltico (CAP) em fase aquosa
estabilizada com tensoativos. O tempo de ruptura depende, dentre outros
fatores, da quantidade e do tipo do agente emulsificante e a viscosidade
depende principalmente da qualidade do ligante residual. A quantidade de
asfalto pode variar entre 60 a 70%.As emulsões asfálticas são utilizadas a
frio, proporcionando ganhos de logística e redução de custos de estocagem,
aplicação e transporte. Sua utilização é compatível com praticamente todos os
tipos de agregados, obtendo ótimos resultados.
Asfaltos modificados por polímeros: Asfaltos Modificados por Polímero do tipo
elastomérico, são os cimentos asfálticos de petróleo (CAP), melhorados em suas
características de desempenho, como a termo-sensibilidade reduzida, ponto de
amolecimento elevado, maior resistência a tensões térmicas e mecânicas
repetidas (elasticidade), resistência ao envelhecimento (oxidação) e redução da
susceptibilidade ao ataque de solventes de petróleo e durabilidade. O Asfalto Modificado por Polímero AMP, é fornecido à
granel (líquido) aquecido em carreta-tanque, à temperatura de 160ºC ou tambores
metálicos de 200 litros (à 25ºC), sendo comercializado pela unidade de tonelada
ou pela unidade: tambor.
Asfaltos modificados por borracha: O
Asfalto-borracha é um asfalto modificado por borracha moída de pneus. Além de
ser uma forma nobre de dar destino aos pneus inservíveis, resolvendo um grande
problema ecológico, o uso de borracha moída de pneus no asfalto melhora em
muito as propriedades e o desempenho do revestimento asfáltico. É recomendado para aplicações que requeiram do
ligante asfáltico um desempenho superior, alta elasticidade e resistência ao
envelhecimento, tais como revestimentos drenantes, SMA (Stone Mastic Asphalt),
camadas intermediárias de absorção de tensões, camadas anti-reflexão de trincas
e outras.
Asfaltos diluídos de petróleo: Os asfaltos
diluídos de petróleo (ADP) são produzidos a partir do CAP e diluentes
adequados. São utilizados em pavimentação por penetração e aplicados em
temperaturas mais baixas que as usualmente empregadas quando se usa CAP.
Serviços típicos que utilizam ADP são macadames betuminosos, os tratamentos
superficiais e alguns pré-misturados a frio, além da imprimação
impermeabilizante.
material didático excelente, muito obrigado.
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