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Resenha Critica do Artigo Científico: A Indústria Cerâmica Brasileira

Introdução

O Brasil tem as indústrias cerâmicas como um dos mais importantes mercados para o país. Foram vários os fatores que fizeram com que as indústrias cerâmicas brasileiras evoluíssem rapidamente, alguns deles são: a abundância de matérias-primas, fontes alternativas de energia e disponibilidade de tecnologias práticas embutidas nos equipamentos industriais, entre outras.

As regiões que mais se desenvolveram foram a Sudeste e Sul, em razão da maior densidade demográfica, maior atividade industrial e agropecuária e melhor infraestrutura. São nestas regiões que se concentram indústrias de todos os segmentos cerâmicos, o setor industrial da cerâmica apresenta grande variedade de produtos e processos produtivos. Outras regiões do Brasil tem apresentado um bom desenvolvimento nesta área, como o Nordeste, principalmente materiais cerâmicos ligados à construção civil.

 

Cerâmica Vermelha

Entende-se por cerâmica vermelha todos os materiais de coloração avermelhada utilizados na construção civil (tijolos, blocos, telha, lajes, argilas expandida) com a finalidade estrutural, feita com matérias-primas de alta resistência e queimas perfeitos. No que se refere à matéria-prima, o setor de cerâmica vermelha utiliza basicamente argila comum.

O mercado nacional carece de informações exatas, que proporcionariam maior capacidade de avaliação e de realização de ações adequadas ao desenvolvimento do setor. De qualquer forma, os dados disponíveis publicados nesse artigo oferecem uma ordem de grandeza sobre o segmento, além de um acompanhamento sobre a evolução do mesmo.

Para estimar o consumo de cerâmica vermelha, foram utilizados dados da ABC (Associação Brasileira de Cerâmica), que considerou o conceito de consumo aparente, qual seja, o equivalente à somatória do volume de produção e das importações, subtraído o volume de exportações.

 

Cerâmica de Revestimento

 

Cerâmica de Revestimento engloba todos aqueles produtos cerâmicos na forma de placas, usados na construção civil para revestimento de pisos e paredes, de ambientes internos e externos.

O Brasil é o quarto maior produtor e o segundo maior consumidor mundial de revestimentos cerâmicos e vêm apresentando crescimento consecutivo nos valores de exportação.

Quanto à comercialização dos produtos no mercado nacional, há uma grande variação de preços, desde produtos populares até placas sofisticadas, como os porcelanatos de grandes dimensões e texturas especiais. A um crescimento frequente de indústrias desse setor no nosso país, acompanhando o desempenho da produção mundial.

 

Materiais Refratários

 

Sete em cada 40 empresas desse segmento detém 80% da participação no mercado nacional, sendo que 1996 o faturamento atingiu 400 milhões no Brasil.

A principal consumidora de refratários são as siderurgias. Devido o melhor desempenho desses produtos e da qualidade exigida pelos consumidores, o consumo tem ficado cada vez mais reduzido. Os fornecedores estão mais preocupados com a concorrência e os preços, pois além de melhorar a qualidade e produtividade eles precisam conviver com o segmento das siderurgias privatizadas, o que dificulta o mercado.

Para aumentar as vendas desses produtos, os fornecedores vêm investindo em controle de qualidade para se ter eficiência nos produtos e menores preços, assim eles entram no mercado externo uma vez que os padrões nacionais passam a ser equivalentes aos internacionais, conforme as normas da ISO 9000. Com isso várias empresas conquistaram seu espaço lá fora, avançando em mercados que não eram atingidos e aumentado as vendas.

 

Louça Sanitária

 

No Brasil temos 5 empresas com 12 fábricas, sendo elas: Deca, Incepa, Ideal, Icasa e Hervy. Mais 4 fábricas estão sendo construídas. 

Como o segundo maior produtor mundial, perdendo somente para China, e empregando mais ou menos 6 000 pessoas, no ano de 1998 temos um registro de produção de aproximadamente 13 000 000 de peças grandes.

Hoje este seguimento atende plenamente o mercado interno e também a exportação para América do Sul e Central. Para o mercado USA é obrigatório o atendimento às normas locais, logo as empresas estão desenvolvendo seus projetos de certificações às normas ISO.

 

Louça de mesa

Indústrias de louças de mesa são as mais antigas no mercado desta área, sua produção era grande sendo assim exportava uma boa parte da sua produção, esse tipo de empresa atua melhor nas áreas de países como China, Inglaterra e Portugal, pois é preciso de muita Mao de obra, no caso sendo mais de 50% do custo do produto esta relacionado a mão de obra.

Cerâmica Elétrica

Agora falando de cerâmica elétrica podemos ver que a produção no Brasil é muito maior do que o seu consumo, sendo assim tendo que procurar aumentar suas exportações nas áreas da América Latina e USA. Para o mercado de cerâmica elétrica expandir com mais eficácia aqui no Brasil é preciso que o governo faça um grande investimento na área e facilite a entrada de recursos.  

Novos Materiais Cerâmicos

Podemos ver também que a produção das cerâmicas avançadas são executadas por quase 50 empresas, uma pena é que o seu crescimento foi muito pouco, sendo que sua produção em 1988 era de US$250 milhões e após 10 anos seu consumo passou para US$ 300 milhões. Nesta área existem alguns pequenos fabricantes de matérias-primas para estas indústrias onde facilita a sua produção.   

 

Matéria Prima

Matéria Prima é um subproduto ou insumo que as Industrias usam para fazer seus produtos, ligando  a qualidade empregada na matéria prima utilizada .As empresas de menor porte ficam quase sempre perto da matéria prima pois o custo é mais baixo para sua comercialização. O produto cerâmico tem varia composições entre elas são Argilas Vermelhas, Argilitos, Siltitos, Filitos, Agalmatolitos, entre outros.

 
 

Equipamentos

 

Á grandes fabricantes de equipamentos referentes os seguimento cerâmico no Brasil. Embora alguém equipamentos tenham que ser importados.

 

Ensino e Pesquisa

 

No Brasil existem algumas Instituições de Ensino com visão para materiais cerâmicos, não existe escola especificas para formação de engenheiros ‘cerâmico’ , mas a pós – graduação em matérias cerâmicos em algumas instituições.


Entidades Ligadas ao Setor

A diversas entidades cadastradas na Associação Brasileira de Cerâmica, as associações ligadas diretamente a cerâmica gira em torno de 35 entidades, para um melhor conhecimentos deste setor a algumas feiras que são promovida pela associação entre elas CONSTRUIR - Feira da Construção Civil, FIEPAC – Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Arte Cerâmica

 

Feiras do Setor

A posição ocupada pelos setores da indústria Cerâmica Brasileira não é das melhores, apesar disso as feiras que estão sendo apresentadas pelo mercado estão tomando grande tamanho, estas feiras então ligadas à construção civil  e a entidades e divulgação de pesquisas técnico cientifica , como é o casa do associação Brasileira de Cerâmica. As feiras com calendário firmado, mais importante são:

-FEICON -Feira Internacional da Indústria da Construção

-FEHAB – Feira Internacional da Habitação


Conclusão

O Brasil possui no setor cerâmico uma alta qualidade e preços competitivos a nível mundial. A grade disponibilidade de matéria prima e recursos técnicos e uma boa estrutura de pesquisa. A tendência é um crescimento significativo e sustentável.

 

GM Bustamante, JC Bressiani - Cerâmica industrial, 2000 - ceramicaindustrial.org.br

http://www.ceramicaindustrial.org.br/pdf/v05n03/v5n3_5.pdf

 

Grupo Materiais Cerâmicos:

João Carlos de Oliveira Costa

Rafael Luís da Costa

Thaís Maria de Freitas Souza

Wagner Eduardo Mendonça

 

 

 

 

 

                                                                                                      

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